Como funcionam os exames de rastreamento do câncer?

Como médica oncologista, tenho vasto conhecimento sobre os diferentes tipos de câncer e como preveí-los.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estratégias para a detecção precoce são o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas da doença) e o rastreamento (aplicação de um teste ou exame numa população assintomática, aparentemente saudável, com objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhá-la para investigação e tratamento). O teste utilizado em rastreamento deve ser seguro, relativamente barato e de fácil aceitação pela população, ter sensibilidade e especificidade comprovadas, além de relação custo-efetividade favorável.

Tanto a incidência como a mortalidade por câncer podem ser reduzidas com programas organizados de rastreamento. Uma expressiva redução na morbimortalidade pela doença foi alcançada nos países desenvolvidos após a implantação de programas de rastreamento de base populacional a partir de 1950 e 1960. O rastreamento do câncer se baseia na história natural da doença e no reconhecimento de que o câncer invasivo evolui a partir de lesões precursoras, que podem ser detectadas e tratadas adequadamente, impedindo a progressão para o câncer.

Os exames de rastreamento englobam uma série de procedimentos eficazes para o diagnóstico de doenças, como o câncer, em pessoas assintomáticas, ou seja, em pessoas sadias. Os cânceres não são comuns entre os 20 e 39 anos, de modo que não existem exames de rastreamento amplamente recomendados para diagnosticar a doença em pessoas nessa faixa etária e que não pertencem a um grupo de risco.

O risco de câncer de colo do útero aumenta entre os 20 e 30 anos, de modo que se recomenda que as mulheres façam o exame de Papanicolaou a partir dos 21 anos. As mulheres devem ser orientadas sobre como suas mamas normalmente são, e que frente a qualquer alteração devem procurar seu médico. A maioria dos médicos não recomenda que as mulheres façam mamografias ou outros exames de imagem da mama antes dos 40 anos, a menos que pertençam a um grupo de risco ou tenham históricos familiares.

Alguns tipos de câncer podem ser diagnosticados durante o exame físico numa consulta de rotina. Recomenda-se que homens e mulheres com idades a partir de 20 anos realizem exames para câncer de tireoide, testículos, ovários, boca, garganta e pele durante suas consultas médicas de rotina.

Algumas pessoas têm um risco aumentado de desenvolver determinados tipos de câncer em função de seu histórico familiar ou devido a alterações genéticas específicas herdadas. Estes fatores podem aumentar o risco de câncer, como câncer de pele melanoma, colorretal, mama, tireoide entre outros. Estas pessoas podem precisar de exames regulares ou começar a realizar os exames de rastreamento mais precocemente para diagnosticar possíveis sinais de câncer. Converse com seu médico sobre o seu risco, quais os exames indicados para você e o momento de realizar esses exames.

Rastreamento x Diagnóstico

Tanto o rastreamento como o diagnóstico podem usar vários métodos e exames. Por exemplo, questionários, aparelhos portáteis para medir marcadores sanguíneos, como a glicose, colesterol, exames de laboratório etc., assim como vários limiares ou pontos de corte para designar a condição do paciente. No rastreamento, um exame positivo não implica fechar um diagnóstico, pois geralmente são exames que selecionam as pessoas com maior probabilidade de apresentar a doença em questão.

Outro teste confirmatório, com maior especificidade para a doença em questão, é necessário depois de um rastreamento positivo, para que se possa estabelecer um diagnóstico definitivo. Por exemplo, uma mamografia sugestiva de neoplasia deve ser seguida de uma biópsia e confirmação diagnóstica.